Porquê o Barlavento Algarvio como Destino de Férias?
O Algarve está dividido em duas zonas: o sotavento e o barlavento algarvio. A Leste, encontramos o sotavento e a ocidente, o barlavento e cada uma destas zonas, tem oito Municípios. No barlavento algarvio, as cidades que o compõem, são a Vila do Bispo, Aljezur, Monchique, Lagos, Portimão, Lagoa, Silves e Albufeira. Não é conhecida a história por trás dos nomes escolhidos para estas duas zonas do Algarve, mas acredita-se que tenha ligação ao termo náutico “barlavento”. Ou seja, este termo refere-se à parte da embarcação voltada ao vento, tal como acontece com o lado mais ocidental da região.
Agora que já conhece a localização do barlavento algarvio, aproveite para explorar as praias deslumbrantes, mergulhar nas águas cristalinas do oceano Atlântico e descobrir o seu próximo destino de férias.
Antes de seguir viagem, deve compreender se o local escolhido encaixa nas suas férias perfeitas. Para tal, é necessário planear e pesquisar sobre o destino escolhido. É nesse seguimento que queremos dar a conhecer algumas características sobre o barlavento algarvio, para poder aproveitar ao máximo a região.
1. O clima no barlavento algarvio
Existem várias razões para o barlavento algarvio ser um destino de férias tão popular entre visitantes nacionais e internacionais. Foi por volta dos anos 60 que o turismo no Algarve começou a ter peso nas vidas dos locais e a ser um sucesso nos verões. O clima no Algarve é o principal convite, por ser ameno no verão e ter invernos suaves. Existem muito poucos dias de chuva e os visitantes não se privam de sair à rua e desfrutar das paisagens em qualquer estação do ano. As temperaturas mínimas raramente ficam abaixo dos 10 graus e em dias de muito calor, quando os termómetros chegam perto dos 30 graus, podemos sempre contar com a brisa fresca que vem do Oceano Atlântico.
2. As praias do barlavento algarvio
O clima agradável do barlavento algarvio combina na perfeição com as belíssimas praias de areia branca e mar calmo. Deste lado do Algarve, espere encontrar um cenário natural impressionante, repleto de praias grandes e outras pequenas, umas mais populares e outras ainda por descobrir. A época balnear começa a 1 de junho de 2023 e só a partir desta data, as praias começam a ser vigiadas e a ter as conceções de camas de praia e sombreiros para alugar.
Lagos, tem inúmeras praias para explorar em família, sozinho ou com a sua companhia de viagem. A 3 minutos de carro do nosso resort, encontra a Meia Praia, a mais extensa do município, com bares, restaurantes e estacionamento gratuito. Do outro lado da ribeira de Bensafrim, está a Praia da Batata, uma praia urbana, muito próxima do centro histórico de Lagos. Da Praia da Batata, passe a pé pelo areal até à Praia dos Estudantes, onde foi construída uma ponte romana que liga duas formações rochosas.
Na Costa Vicentina, sente-se a força do Atlântico e isso convida à prática de desportos aquáticos. As praias aqui, são mais selvagens e não têm tantos banhistas, então é um convite aos surfistas que aproveitam as marés e os ventos todo o ano. Explore as Praias da Amoreira, da Arrifana, ou a Bordeira e sinta a tranquilidade da Costa Oeste.
3. Passeios pela natureza no barlavento algarvio
O Algarve é aquele destino de férias que, sem darmos conta, faz-nos recordar instantaneamente a praia, o mar e o bom tempo. No entanto, a região é isso e muito mais. No barlavento algarvio temos a sorte de poder contar com um extenso areal, mas também, com a serra e o barrocal. Estas zonas trazem diversidade na experiência de quem nos visita e acrescentam atividades às férias.
A serra de Monchique é um bom exemplo de que o Algarve também pode ser um destino de férias rural. Lá do alto da Foia (o ponto mais alto da serra de Monchique), é possível observar a zona costeira do barlavento algarvio e as montanhas que protegem as cidades costeiras dos ventos do Norte. É no meio do verde, entre as árvores e o canto dos pássaros, que os passeios pela natureza podem ser uma das principais atividades de férias em família.
Também em Lagos, na Mata de Barão de São João, juntam-se os amantes da natureza para caminhar ou reunir a família à volta da mesa de piquenique. É que neste local, é possível fazer um pouco de tudo, desde usar o grelhador comunitário, descobrir poemas gravados nas pedras ao longo do caminho, ou fazer parte de uma exposição de arte ao ar livre. A Mata de Barão de São João, recebe anualmente o festival Walk&Art Fest para celebrar os potenciais deste espaço.
4. Gastronomia algarvia
Não é segredo nenhum que a gastronomia algarvia tem especial inclinação pelo peixe e pelo marisco apanhado na costa e isso seria o suficiente para convidar qualquer visitante a sentar-se na mesa de um restaurante. Mas, o certo é que a gastronomia algarvia tem mil e uma influências e os sabores frescos do mar são apenas o início de uma descoberta muito saborosa. Tente sempre fugir aos restaurantes com menus internacionais, se quiser sentir o verdadeiro sabor do Algarve. As nossas receitas são baseadas em ingredientes sazonais, frescos e confecionados de forma simples, dando destaque ao verdadeiro sabor dos mesmos. Bem perto do resort Jardim da Meia Praia, existem vários restaurantes que confecionam verdadeiros tesouros gastronómicos algarvios. Veja aqui, quais são.
O Barlavento Algarvio é um excelente destino de férias que combina clima ameno, praias paradisíacas, passeios pela natureza e gastronomia rica e saborosa com ingredientes frescos. Como as temperaturas ao longo do ano são agradáveis, os visitantes podem desfrutar das praias de areia branca e mar calmo. Podem explorar zonas mais selvagens como a Costa Vicentina e praticar desportos aquáticos. Além disso, os passeios pela natureza nas serras e matas da região são um feliz contraste com as paisagens costeiras do Algarve.