Image texture

O que levar para um piquenique no Algarve?

Um novo mês começou e não tarda estaremos em período de festas e férias em família num ambiente acolhedor para receber o natal e passagem de ano. Antes destes acontecimentos, ainda temos dois meses com um clima convidativo a atividades no exterior. Porque os piqueniques não são apenas programas de verão, aproveite os seus dias de férias no Algarve para estender uma manta e aproveitar o melhor da natureza e das paisagens desta região. Conhece os melhores locais para passar tempo em família? Venha descobrir alguns parques e jardins em Lagos e nas cidades vizinhas e retire boas ideias de lanches para o seu piquenique. 

 

 

Contrariando a ideia de que o Algarve é só praia e mar, queremos sugerir uma nova atividade para as épocas baixas: um piquenique! Algo tão simples, mas tão prazeroso que toda a família vai adorar participar. Porque tudo exige algum planeamento, deve incluir todos os membros nas preparações, como a escolha do local, a lista de compras dos lanches e a confeção dos mesmos. Preparado para uma tarde incrível em família?

1. Parque da cidade de Lagos

A poucos minutos do Jardim da Meia Praia e bem no centro da cidade, com uma vista privilegiada para a muralha da cidade de Lagos, está este parque arborizado. O parque urbano público, para além de um imenso tapete de relva, tem também várias árvores da flora regional como a amendoeira, que na primavera dão as suas flores brancas. As sombras estão garantidas e a diversão também, pois ali perto encontrará um espaço com equipamentos de ginástica para todas as idades. Para os mais novos, um parque infantil para brincarem com outras crianças e ainda um skate parque para os jovens que gostam de adrenalina. Poderia ficar por aqui e o dia já seria cheio de surpresas, mas para finalizar as atividades do dia de piquenique, não há nada como jogar uma partida de golfe com a família. O mesmo local desafiante para golfistas, pode ser também um entretenimento para todos. Marque a hora para dar umas tacadas neste minigolfe de Lagos.

 

O que levar para o piquenique no Parque da cidade de Lagos?

  • Manta grossa para colocar na relva;
  • Geladeira;
  • Lanches como: fruta, sandes, água, sumos e sobremesas;
  • Skate;
  • Roupa confortável para jogar golfe.

 

Fotografia de Câmara Municipal de Lagos

2. Mata Nacional de Barão de São João

Mais um local que tem muito mais do que a esperada paisagem repleta de árvores e natureza surpreendente. A mata Nacional de Barão de São João é uma área natural protegida, com vários espaços de pinhal, mesas de piquenique, grelhadores comunitários e área de casa de banho pública. Portanto, tem tudo para passar não só uma tarde, mas um dia inteiro com a sua família. Encontre percursos temáticos na mata, como o “Passeio dos Poetas”, o “Passeio-a-Ver-o-Mar” e o “Passeio das Figuras”. No primeiro trilho, repare nas pedras do caminho e leia os poemas nelas cravados. No segundo, tal como o nome faz anunciar, caminhe ao lado das falésias com vista para o mar. Por fim, no “Passeio das Figuras” a arte está espalhada em cada recanto com as estátuas do artista local Deodato.

O que levar para o piquenique na Mata Nacional de Barão de São João?

  • Cama de rede para prender nos troncos dos pinheiros;
  • Ténis confortáveis para as caminhadas;
  • Bicicletas para os percursos de BTT;
  • Carvão para o churrasco;
  • Geladeira com carnes, peixe e snacks para o dia todo.

 

3. Meia Praia

Não poderia faltar nesta lista a nossa Meia Praia, visto que fica tão perto do resort e nela poderá ter uma das experiências mais fantásticas de sempre. Em casal ou com a família completa, organize um piquenique na praia ao pôr do sol. Veja os últimos surfistas a sair da água, as gaivotas a tomarem conta do areal e por fim, o sol a ir-se embora e a dar lugar a um espetáculo com o céu em tons de laranja. O anoitecer poderá já ser fresco, mas compensará, e um bom casaco resolve esse pequeno problema.

O que levar para o piquenique ao pôr do sol na Meia Praia?

  • Casaco quente caso faça frio;
  • Manta de piquenique;
  • Vinho e dois copos para brindar ao pôr do sol;
  • Conservas de peixe portuguesas (pode adquirir estes produtos no espaço português Mar d’Estórias);
  • Máquina fotográfica para guardar o momento.

 

4. Parque de Merendas do Barranco dos Pisões

Este é mais um local especial que queremos mesmo que visite. Para lá chegar terá de passar a serra de Monchique e descer até ao sopé da montanha e, verá que qualquer esforço valerá a pena. Não se aflija porque consegue lá chegar de carro e estacionar bem perto do local do seu próximo piquenique no Algarve. Este espaço verde tem uma ribeira que cruza a zona das mesas de piquenique, os grelhadores comunitários, a fonte e por fim, o moinho de água no final do parque. A zona das mesas e dos grelhadores fica logo no início do parque de merendas, à sombra de um enorme plátano de 35 metros, com mais de cem anos de existência. Se decidir visitar no fim de semana este espaço no pulmão do Algarve, poderá encontrar outras famílias a tirar partido da natureza.

O que levar para o piquenique no Parque de Merendas do Barranco dos Pisões?

  • Mesa ou manta de piquenique (para os dias com mais afluência);
  • Bancos de piquenique;
  • Carvão para o grelhador comunitário;
  • Geladeira com carne, peixe e saladas para o dia todo;
  • Sandes de presunto típico de Monchique (compre antes de chegar ao parque de merendas aqui);
  • Bolo de tacho (mais uma iguaria deste concelho que pode adquirir na mesma loja);
  • Galochas para percorrer a ribeira.

 

Passe momentos diferentes em família ou em casal durante as suas férias no Algarve. Esta é uma ótima forma de passar o tempo, principalmente no outono, quando as paisagens ficam ainda mais convidativas a um piquenique no Algarve. Descubra estes e outros parques e jardins na região. Se necessitar de mais sugestões, teremos todo o prazer de as partilhar consigo na nossa receção.